sábado, 5 de setembro de 2009

NYT: EUA EM ALERTA MÁXIMO DE GUERRA

Crise dos mísseis aumenta e Forças Armadas Americanas entram em estado de alerta máximo para possível guerra nuclear.

Durante reunião de emergência nesta tarde em Moscou, membros do Pacto de Varsóvia declararam publicamente tomar "medidas de precaução" contra bloqueio naval à Cuba. Os EUA pela primeira vez na história aumentam o nível de alerta militar para o DEFCON I, o mais alto em uma escala de 5 níveis.

Cresce o medo entre a população e já faltam diversos suprimentos nos supermercados. Várias movimentações de militares em grandes comboios são vistas em todos os lugares públicos considerados pelo governo estratégicos. Ruas das capitais ficam vazias e medo de saques e roubos cresce. Toque de recolher e lei marcial são cogitados caso a situação fuja ao controle das autoridades federais. Analistas consideram guerra atômica eminente.

Leia abaixo o texto completo da declaração à impressa feita essa tarde durante reunião dos membros do Pacto:

“Em nome dos países do Pacto de Varsóvia , informamos o reconhecimento dos países membros perante a Comunidade Internacional do fato dos Estado Unidos da América bloquearem o espaço marítmo em torno de Cuba, impedindo a relação de solidariedade entre as países socialistas.

"Temos ciência da preocupação apresentada pelo Governo Americano ao que concerne as bases militares soviéticas de caráter defensivo em Cuba.

"Contudo não podemos deixar de levar em consideração a ilegalidade do “estado de quarentana” imposto pelo governo Kennedy, sem tomar as devidas medidas de precaução.
Expressamos, entretanto , a vontade dos países dessa organização, sobretudo da URSS, quanto a resolução pacífica desta crise."

Nenhum comentário:

Postar um comentário