“A sobrevivência da humanidade nunca esteve confiada a tão poucos”. Com essas palavras em discurso dentro do comitê de crise da OTAN, John F. Kennedy mostrou para mundo a severidade da situação envolvendo mísseis nucleares instalados em Cuba. Em tentativa de convencer seus países aliados, os EUA esperam urgentemente uma solução para o que está sendo a maior crise atômica da sociedade internacional.
As tentativas de discussão e solução do embate estão travadas e sem perspectiva de conclusão diplomática satisfatória. Fatores militares estratégicos dificultam qualquer conversação entre blocos dos dois eixos. Os EUA possuem bases instaladas na Turquia, construídas como tentativa de dissuasão e limitação do poderio militar soviético na região.
Em discurso histórico, JFK destacou a dramaticidade da ameaça nuclear a todo o mundo e pediu coragem aos países aliados no enfrentamento da situação. “Por fim, peço-lhes coragem. Coragem porque é ela a primeira das qualidades humanas, porque é a qualidade que garante as demais”.
sábado, 5 de setembro de 2009
NYT: A humanidade tem de acabar com a guerra antes que a guerra acabe com a humanidade (JFK)
Em discurso feito em clima tenso, Kennedy pede coragem aos países membros da OTAN para enfrentar o perigo da “tirania comunista”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário